Archive for 2013
Meus arquivos não aparecem no Pen drive!!
Você vai tranquilamente, coloca seu Pen Drive na porta USB e... cadê meus arquivos?!! Isto já aconteceu comigo e com algumas pessoas que conheço. Mas fique tranquilo, vou te dar umas dicas bem legais!
Um vírus ocultou meus arquivos e criou atalhos! E agora?!
O primeiro passo é conferir o espaço do seu Pen Drive. Clique com o botão direito do mouse em cima da unidade (Pen Drive) e vá a até "propriedades". Se ele não estiver vazio, de fato seus arquivos foram ocultados, uma vez que estão lá ocupando espaço e você não consegue visualizá-los.
Antes de fazer os procedimentos que serão ensinados, rode um bom antivírus no seu Pen Drive.
Então vamos lá:
1- Se você estiver usando o Windows XP, sinal que você é um dinossauro, abra "meu computador", clique em "Ferramentas" e em seguida "Opções de pasta". No Windows vista, 7 ou 8, pra não te complicar, vai na pesquisa e escreve "opções de pasta". Lembrando que a pesquisa do Windows 8 é na barra lateral que aparece quando aproxima o mouse;
2- Já dentro de "opções de pasta", vá na aba "modo de seleção" e selecione a opção "mostrar arquivos, pastas e unidades ocultos" e desmarque a opção "ocultar extensões de tipos dos arquivos conhecidos";
3- Baixe o programa USB SHOW aqui.
4- Abra o USB SHOW e clique em "recuperar archivos ocultos"selecione seu Pen Drive e aguarde o final do processo;
5- Pronto. Se tudo deu certo seus arquivos já serão mostrados novamente. Agora passe um bom antivírus no Pen Drive e exclua todos os arquivos com as extensões .exe e .scr QUE VOCÊ NÃO CONHEÇA. Existe uma grande chance de se tratar de malware;
6- Se o USB SHOW não conseguiu mostrar seus arquivos, provavelmente eles não foram apenas ocultados e sim apagados. entretanto ainda existe uma esperança! É possível recuperá-los utilizando um programa chamado Recuva. Ele pode ser baixado aqui.
Tudo tranquilo?? Blz.
Como recortar, copiar e colar?
Digamos que eu precise colocar um arquivo do Word em uma pasta recém criada na minha área de trabalho. Observe, na imagem abaixo, o arquivo e a pasta.
Na verdade, este é um exemplo apenas para fins didáticos. Logicamente poderíamos apenas arrastá-lo até a pasta com o botão esquerdo do mouse pressionado.
Dito isto, vamos lá:
Posicione o cursor sobre o arquivo e clique com o botão direito do mouse. Um menu se abrirá. Observe as opções "Recortar" e "Copiar" sinalizadas em vermelho na imagem abaixo.
Clique com o botão direito do mouse em qualquer lugar neste espaço em branco. Aparecerá o seguinte menu:
Clique na opção "Colar" e seu arquivo será adicionado à pasta. Veja a imagem já com o arquivo:
Clique na opção "Colar" e seu arquivo será adicionado à pasta. Veja a imagem já com o arquivo:
Mais afinal, qual a diferença entre "Copiar" e "Recortar"?
Na verdade a dedução é óbvia. Se quiser que o arquivo seja preservado no local de origem, use "Copiar". Se preferir que o arquivo seja retirado, use "Recortar". Em outras palavras, quer ficar com o arquivo nos dois lugares ou apenas na pasta?
Lembrando que, se simplesmente arrastarmos o arquivo para a pasta, como dissemos anteriormente, o arquivo não será preservado na origem. Será encontrado apenas na pasta.
Ctrl+C, Ctrl+V e Ctrl+X
A imagem inicial deste artigo mostra um teclado. Por quê? Porque a maneira mais simples para copiar, colar e recortar é usar o teclado!
São os chamados "Atalhos". Depois que o arquivo estiver selecionado, utilize:
Ctrl+C para copiar;
Ctrl+V para colar;
Ctrl+X para recortar.
"Ctrl" está no canto inferior esquerdo do teclado.
Agora você já sabe! Um abraço.
quinta-feira, 9 de maio de 2013
Posted by Felipe Ferreira Mello
a Tube Catcher: um programa que você precisa ter
Se você quer baixar vídeos da internet ou apenas músicas em formato mp3, este é o programa. Veja como é fácil baixar um vídeo do you tube usando o a Tube Catcher :
Quando instalar o a Tube Catcher, note que serão criados dois ícones na área de trabalho.
Um dos ícones corresponde ao a Tube Catcher. Com ele você poderá baixar vídeos da internet. O outro é o "MP3 Downloader", como o nome já diz, com este você fará download de arquivos em mp3. Dois em um!!
Depois que a URL do vídeo estiver inserida ( esqueci de colocar a URL na figura a baixo. Faça o que digo e não o que faço rsrs) e o formato escolhido, clique no botão "Baixar".
Quando instalar o a Tube Catcher, note que serão criados dois ícones na área de trabalho.
Um dos ícones corresponde ao a Tube Catcher. Com ele você poderá baixar vídeos da internet. O outro é o "MP3 Downloader", como o nome já diz, com este você fará download de arquivos em mp3. Dois em um!!
Com um duplo clique sobre o ícone do a Tube Catcher, inicie o programa para ver a seguinte janela:
No espaço sinalizado em vermelho, insira a URL do vídeo. Para ilustrar esta ação, escolhi um vídeo do you tube. Veja:
Para baixar este vídeo, que é uma notícia sobre um crocodilo que tomou uma dentada, copie toda a URL (endereço da página) e cole naquele espaço destinado a URL.
Depois, escolha o perfil de saída. Todo vídeo tem um formato. Você precisa escolher um dentre os vários que o a Tube Catcher lhe oferece. Sua escolha, claro, vai depender do uso que quiser fazer do vídeo. Veja o grande número formatos disponíveis! Esta é uma das vantagens deste programa. Agora, perceba que marquei dois formatos em especial: AVI Standart ISO MPEG-4 (High Quality) e o DVD NTSC Standart.
Se sua intenção é visualizar o vídeo em um computador, escolha o AVI ( outros formatos AVI também podem funcionar). Porém se sua intenção é ver numa televisão ou DVD, use o DVD NTSC Standart.
Para este exemplo escolhi o DVD NTSC Standart.
Aparecerá uma pequena janela mostrando opções de formatos. Apenas feche.
O vídeo será baixado e convertido para o formato escolhido. Conforme figura a baixo, uma barra mostrará o progresso do download e conversão.
Quando o processo terminar, seu vídeo estará na pasta "vídeos" do seu PC.
Quando você baixar seu primeiro vídeo com este programa, não vai querer usar outro.
Se quiser baixar o programa, clique aqui.
Abraços!!
Por que aparecem programas que não baixei no meu PC?
Na verdade, meu amigo, você baixou sim. Sabe aquele download que você fez no outro dia... então, digamos que ele trouxe uns amiguinhos com ele.
Note, por exemplo, uma barra de pesquisa no seu navegador. É possível que você nem saiba como ela foi parar lá, não é mesmo? Veja um exemplo de um navegador com muitas delas:
Além do ambiente ficar meio poluído (concorda!), seu navegador pode ficar lento e apresentar falhas.
Note também, que muitas vezes é a página inicial do navegador que simplesmente é alterada sem o seu consentimento. Veja um exemplo:
Como não fazer download de programas e extensões sem querer?
A solução é prestar bastante atenção no momento de marcar as opções do download. Vamos ver um exemplo:
A quem diga: "é só ir avançando pra instalar o programa..." ok. Se você sair clicando em avançar (Next) conseguirá instalar. Porém, no caso acima, iria também adicionar a horrorosa "Ask toobar" ao seu navegador e tornaria "Ask.com" sua página inicial (homepage). Se não quiser que isto aconteça, antes de clicar em avançar, desmarque as opções sinalizadas na imagem acima. Desmarcando a primeira a segunda é desmarcada automaticamente.
Outro exemplo:
Outro exemplo:
Este é bem ardiloso. Os internautas menos atentos ficarão confusos. Fique tranquilo, se você clicar em "Rejeitar" não estará cancelando o download. Apenas poderá prosseguir sem o tal do "add lyrics".
Beleza?! Um abraço!
quarta-feira, 1 de maio de 2013
Posted by Felipe Ferreira Mello
Como usar marcadores no Word 2010
O Word é um editor de textos com recursos variados. Depois que se aprende a usá-los a tarefa de escrever se torna bem simples. A imagem a baixo mostra, sinalizada em vermelho, a opção que devemos usar para marcar tópicos em nossos textos.
Por exemplo:
O exemplo acima mostra o marcador padrão. Basta clicar no botão sinalizado na primeira ilustração e escrever seus tópicos.
Posso usar outros marcadores no Word?
Claro! Para fazer isto, clique na seta ao lado do botão já mencionado (na primeira ilustração, lembra?). Um menu se abrirá. Se não estiver satisfeito com as opções apresentadas, clique em "Definir Novo Marcador", sinalizado em vermelho na figura abaixo.
A janela "Definir Novo Marcador" será mostrada. Nela, pode-se escolher três opções: Símbolo, Imagem ou Fonte.
Se escolher a opção Símbolo:
Se escolher a opção Imagem:
Na opção Imagem, existe a possibilidade de importar imagens novas! Apenas clique no botão "Importar", sinalizado na imagem anterior.
Se escolher a opção Fonte:
Aproveite sempre a opção de "visualização" que lhe permite antever o resultado antes de aplicá-lo!
Agora é só usar sua criatividade e escrever!
Abraços!
segunda-feira, 29 de abril de 2013
Posted by Felipe Ferreira Mello
Como aplicar o zoom no navegador Google Chrome
Muitas vezes precisamos ler textos em sites na internet. O problema é que depois de certo tempo de leitura, a vista começa a ficar cansada. Embora seja aconselhável parar um pouco e descansar, aqui vai uma dica que pode lhe ajudar.
Aplique a função zoom do seu navegador! As letras ficarão maiores e você lerá com mais facilidade.
Aplicando Zoom
Pressione a tecla "Ctrl" do seu teclado e com esta tecla ainda pressionada aperte o sinal de "+" também no seu teclado!
Isto pode ser usado em outros navegadores que não o Google Chrome. As letras aumentarão um pouco mais cada vez que o sinal de "+" for apertado. Se quiser diminuir faça a mesma coisa só que usando o sinal "-" do seu teclado.
No Google Chrome, aparece uma pequena janela no canto superior direito mostrando o percentual do zoom. O normal é 100%.
Existe outra maneira?
Sim. Clique no botão mostrado na figura a baixo.
Um menu será exposto. Encontre a opção zoom dentro deste menu.
Um menu será exposto. Encontre a opção zoom dentro deste menu.
Depois escolha o percentual de zoom a ser aplicado. Veja a ilustração.
Agora você já sabe!
Um abraço.
Como criar uma conta no Facebook
O facebook (ou apenas "face"), se tornou febre não só entre jovens. Pessoas de todas as idades estão no facebook. Hoje o face é usado para divulgação de trabalhos e eventos, vendas, para matar a saudade ou apenas matar o tempo. E como mata... mas esse é outro assunto rsrs.
Seja qual for o seu motivo, se você quer criar uma conta no facebook, saiba que é bem simples!
Vá até a página de inscrição clicando em www.facebook.com
Preencha os dados solicitados e clique em "Cadastre-se".
Depois apenas siga as instruções. É bem intuitivo.
Procure por seus contatos ou pule esta etapa.
É recomendável que você procure seus contatos, afinal, vai ter que fazer isto mais cedo ou mais tarde. Se decidir pular, o facebook insistirá para que encontre amigos. Desta vez pedirá, além do e-mail, sua senha.
Se ainda assim não quiser, pule novamente. Sabe o que vai acontecer? Isso mesmo! O facebook insistirá novamente. Pule mais esta vez e pronto.
Na próxima página, o site pedirá que você preencha algumas informações: onde você estudou, onde trabalha e etc. Se quiser também pode pular.
Na terceira etapa você poderá inserir uma foto no seu perfil do facebook. Isto é interessante para que as pessoas o reconheçam.
Caso não tenha foto no momento ou não queira fazer isto agora, simplesmente pule esta etapa também. Não se preocupe, todas estas informações podem ser inseridas depois.
Bom, agora estamos quase terminando! Você será direcionado para sua nova página no facebook. Isto mesmo, você já tem uma conta no facebook! Porém esta conta precisa ser validada. O facebook enviou um e-mail para o endereço que você cadastrou. Clique na opção indicada na figura abaixo para ser redirecionado para seu e-mail.
No seu e-mail, clique no link indicado na figura abaixo e pronto!
Agora é só fazer amigos.
Lembrando: quando quiser acessar seu face é só inserir seu e-mail e senha no site www.facebook.com
Abraços!
Como Transferir Arquivos do Computador para o Pen Drive
Esta é uma tarefa simples, porém importantíssima. Muitas vezes temos arquivos no pc que por diversos motivos precisamos levar conosco. Já pensou se tivéssemos que levar o computador nas costas? Para isto mesmo existe o pen drive! Você pode encontrar pen drives de até 256 GB!! Claro que a capacidade de armazenamento vai variar de acordo com a necessidade do usuário. Em geral, 16 GB são mais do que suficientes.
Bom, mas como transferir arquivos do computador para o pen drive?
Primeiro coloque seu pen drive em uma das entradas USB do seu PC. Assim que seu computador reconhecer o dispositivo, aparecerá a seguinte janela:
Apenas feche esta janela. Neste momento não vamos usá-la.
Agora siga as instruções.
Digamos que você precise levar um texto, que está salvo na pasta "documentos", para imprimir na casa de um amigo. Simples! Vá até a pasta "documentos", conforme as imagens abaixo:
Dê um duplo clique ( Clique duas vezes rapidamente), para entrar na pasta.
Dentro da pasta documentos, encontre o texto que precisa imprimir:
Agora preste atenção! Posicione o cursor (setinha) sobre o arquivo e clique com o botão direito do mouse. Um menu se abrirá. Neste menu o que nos interessa no momento é a opção "Enviar para", marcada em vermelho na imagem abaixo:
Apenas posicione o cursor ( agora você já sabe o que é cursor rs) sobre a opção. Você, certamente, reparou na seta ao lado de "Enviar para":
Esta seta indica que há mais um menu de opções. Quando o cursor estiver posicionado sobre "Enviar para", este menu irá aparecer. Se você retirar o cursor, o menu desaparece. Observe a imagem:
Então, conduza o cursor por cima da opção "Enviar para" até o menu. Dentro deste menu, encontre o seu "Disco removível ( F :)". OBS: O disco removível pode ser representado por outras letras que não o "F".
Clique apenas uma vez sobre esta opção e aguarde. Seu arquivo será transferido para o pen drive!
Dependendo do tamanho do arquivo a transferência pode ser instantânea ou poderá demorar alguns segundos ou até minutos. Neste último caso aparecerá uma janela que trará informações sobre o andamento da transferência de dados.
Agora você já sabe transferir arquivos para o pen drive. Esta não é a única maneira para fazer isto, mas é a mais prática.
Um abraço!
domingo, 21 de abril de 2013
Posted by Felipe Ferreira Mello